Conheça a praia de Quatro ilhas

Conheça a praia de Quatro Ilhas: Um refúgio em Bombinhas

Entre as 39 praias de Bombinhas, uma das que maios chamam atenção por sua beleza inigualável é a praia de Quatro Ilhas, uma parada obrigatória para qualquer pessoa que passe suas férias em Bombinhas.  

Nesse post nós elencamos tudo o que você precisa saber sobre Quatro Ilhas antes de fazer sua visita a esse paraíso em Bombinhas. 

Principais características da praia 

Com areia fina e branca, mata nativa de restinga que cerca praticamente toda a praia e águas cristalinas, a praia de Quatro Ilhas é parada obrigatória na sua viagem à Bombinhas. As características geográficas de mar aberto, propiciam grandes diferenças entre os dois extremos da praia. 

O lado esquerdo da praia é o preferido por famílias com crianças e por ser mais calmo, já o lado direito é conhecido e muito procurado por surfistas, pela formação de ondas que agrada muito os praticantes do esporte.   

Outra característica importante quando falamos da praia de Quatro Ilhas é o Selo do programa Internacional Bandeira Azul. Esse certificado garante a qualidade da praia a partir de diversos critérios relacionados a sustentabilidade, preservação e cuidados com o meio ambiente, que a classificam como uma das melhores praias do Brasil. 

Significado do nome e fatos históricos 

O nome Quatro Ilhas vem das ilhas possíveis de serem avistadas da areia da praia: Macuco, Arvoredo, Deserta e Galés. Outro nome que essa praia recebe pelos moradores nativos mais antigos é praia de Fora, em decorrer de sua localização. 

Uma das histórias mais conhecidas dessa praia é a famosa Cruz de Quatro Ilhas. Segundo a história, dois pescadores encontraram uma cruz de madeira trazida pelo mar, e a fincaram no lugar onde a acharam. Nesse mesmo ano em que a cruz foi encontrada, houve um grande lance de tainhas na praia de Quatro Ilhas.  

Desde então, todos os anos, no dia 03 de maio, alguns pescadores colocam adornos de flores na cruz e fazem preces para que haja uma nova fartura de peixes na praia. 

Quer aprender como chegar em Bombinhas para passar suas férias? Leia nosso guia completo clicando aqui.

Pontos turísticos e atrações 

O ponto turístico mais procurados da praia de Fora, além da própria praia, é a trilha do canto direito. Uma pequena trilha circular, de dificuldade leve, que chama atenção pelas paisagens que podem ser vistas ao decorrer de todo o caminho. 

Entre as principais atividades que podem ser realizadas nessa praia estão, passeios de caiaque, stand up paddle e banana boat. O surf, como já dissemos, é uma atração muito procurada em Quatro Ilhas, mas para quem não sabe surfar e pretende aprender, existem escolinhas de surf na própria praia para iniciantes nesse esporte. 

Localizada próxima do principal centro comercial da cidade, a praia de Quatro Ilhas se encontra próxima de outros pontos turísticos muito visitados em Bombinhas, como outras famosas praias de Bombinhas e trilhas.  

Estrutura completa da praia de Quatro Ilhas 

Diversos restaurantes e bares no lado direito da praia, servem o que há de melhor entre culinária típica de Bombinhas, petiscos e drinks. Para quem quer ficar o mais próximo possível da de Quatro Ilhas, são diversas opções de hospedagem a poucos metros da praia que oferecem o que há de melhor em conforto e tranquilidade com acomodações completas. 

Entre as principais opções de hospedagem está a pousada Dubai Bungalows, com acomodações confortáveis e totalmente equipadas, área externa com piscina e totalmente arborizada, a Dubai Bungalows traz aos hóspedes um contato único com a natureza e a melhor experiência em hospedagem que uma pousada em Quatro Ilhas pode oferecer. 

Quer conhecer mais sobre pousadas em Bombinhas? Leia nosso post sobre: Pousada em Bombinhas: Saiba como escolher a melhor para você.

Agora que você já sabe tudo sobre a praia de Quatro Ilhas e está pronto para passar suas férias aproveitando esse paraíso em Bombinhas, solicite disponibilidade agora mesmo na Dubai Bungalows, somos a melhor opção de hospedagem para você e sua família viver momentos únicos com os pés na areia.